NOTÍCIA

Contamos histórias como o estado conta filhos

publicado a 08/02/2024

 

 

No ano em que celebra 25 anos de vida, a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas lança uma campanha de comunicação intitulada “Contamos histórias como o estado conta filhos”, o mote da campanha pede apenas que cada filho possa ser visto e considerado como aquilo que é: um filho. Um filho tem de valer um! Um cidadão!

A campanha está desenvolvida na página Um filho Vale Um – www.umfilhovaleum.org e tem um espaço próprio onde apresenta casos concretos de falta de equidade na generalidade das políticas orçamentais do Estado, que na sua maioria, só contabilizam o rendimento do casal, ou do indivíduo, sem ter em conta os dependentes que vivem na mesma casa. Será justo que uma família sem filhos deduza tanto como uma família com filhos? E para quando uma correcção do IRS que seja justa, conforme os dependentes a cargo? 

A APFN pede que cada filho conte e conte o mesmo, o que não acontece.  Caso a vossa família esteja a ser afetada por uma situação em que os filhos não são tidos em conta, ou são-no apenas parcialmente, podem preencher o formulário de denúncia de injustiça.

Na plataforma há ainda espaço para os partidos se pronunciarem sobre os temas lançados nesta campanha. (Caso represente um partido e pretende enviar uma reação pode fazê-lo para o endereço secretaria-geral@apfn.com.pt)

Abrace este desafio com a APFN e conheça estes e outros casos concretos em www.umfilhovaleum.org e ajude-nos a divulgar a causa partilhando um dos cartazes.