Comunicado

17 de Outubro - Dia Internacional da Pobreza

A passada sexta-feira, 17 de Outubro, foi dedicada ao Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. 

A APFN solidariza-se com todos aqueles que vivem situações de pobreza e alerta para os “novos pobres” que todos os dias surgem em Portugal. O crescente desemprego, a desestruturação familiar e as injustiças presentes na lei fiscal aumentam as estatísticas e acentuam a descriminação negativa de que são alvo as famílias numerosas.

A APFN lamenta que este ano o INE não tenha publicado os dados sobre pobreza. Lembramos que no ano passado as maiores situações de pobreza eram vividas nos idosos e nas famílias com dois adultos e três ou mais crianças http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=7764627&DESTAQUEStema=Qualquer

&DESTAQUESmodo=2

Por trás dos grandes números, há muitas vezes uma realidade que nos parece justo pôr em destaque. Todas estas situações, que se juntam em anexo, já foram relatadas aos competentes responsáveis políticos, mas ainda não obtiveram resposta satisfatória.

A APFN congratula-se com a criação de um espaço no site da Segurança Social que contém os apoios familiares e que contempla um aspecto importante que tínhamos sugerido: criação de um simulador de cálculo do abono de família devido. Tendo em conta a enorme confusão existente nos serviços no ano passado e o elevado número de queixas que recebemos, será um instrumento útil para todos. 

A APFN apela ao Governo e Parlamento para que fundamentem as suas decisões nos estudos sociológicos que apontam a desestruturação familiar como a primeira causa de pobreza. Não faz qualquer sentido criarem-se Planos Nacionais de Acção para a Inclusão numa óptica de simples distribuição de subsídios e, simultaneamente, legislar-se no enfraquecimento, ainda mais, da unidade familiar. 

 
20 de Outubro de 2008

 

APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas 

Rua 3A à Urbanização da Ameixoeira
Área 3, Lote 1, Loja A
1750-084 Lisboa

Tel: 217 552 603 - 917 219 197
Fax: 217 552 604
 

Para saber mais:

 

Se tem 3 ou mais filhos, concorda com os nossos Princípios e Estatutos e deseja ser sócio,  já pode inscrever- se pela internet