Rádio Renascença - 6 de Maio de 2001
É Dia da Mãe...
Assinala-se hoje o Dia Mundial da Mãe. Uma data que celebra as mulheres que deram vida a um novo ser.
Ocasião para lembrar que nem todas as mães do mundo têm uma vida facilitada, já que actualmente desdobram-se em diferentes papéis - mães, donas de casa, companheiras e profissionais de carreira. Isto embora sejam conhecidas as vantagens para a sociedade, quando as mães têm tempo para os seus filhos e para as suas famílias.
Um tema que é caro a Fernando Ribeiro e Castro, presidente da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas.
Para este responsável, ultimamente alguma coisa tem vindo a ser feita em Portugal, mas ainda há muito por fazer no apoio à maternidade, até o país estar ao nível dos restantes países europeus nesta matéria. "Portanto deve haver mais facilidade na conciliação laboral e familiar, não só por causa das mães, mas também de forma a beneficiar a própria sociedade", afirma Fernando Castro, defendendo que esta última "está a pagar preços extremamente elevados" face a este desequilíbrio.
Insucesso escolar, delinquência juvenil, ambiente familiar frio, são apenas algumas das consequências da falta de tempo e atenção das mães e dos pais modernos, que têm feitos negativos nos seus filhos, os quais se vão reflectir no dia-a-dia.
Uma flor, uma prenda ou um beijinho ... a lembrança não interessa, o importante é não se esquecer que hoje é o Dia da Mãe.
[anterior] |