Publico - 24 de Maio

PSD Exige Divulgação dos Resultados das Escolas

No dia em que o Parlamento chumbou o projecto do PSD que obrigava à divulgação dos resultados dos exames do 12º ano e outra informação que possibilitasse conhecer o desempenho das escolas secundárias, o deputado David Justino prometeu "não desarmar" nesta questão da avaliação e dos "rankings". A resposta surgiu ontem com o responsável social-democrata para a área da educação a entregar na Assembleia da República um requerimento ao Governo, solicitando exactamente a mesma informação constante do projecto de lei.

Por estabelecimento de ensino e por disciplina, o PSD quer saber: as médias das classificações internas, dos exames finais, a diferença entre as notas registadas no passado ano lectivo e no ano anterior, também no 12º ano, e ainda outros dados que permitam apurar a taxa de retenção no ensino secundário. Claro está que toda esta informação permitiria, no final, a elaboração de uma lista ordenada de escolas, classificadas segundo o seu desempenho.

"Se o Estado dispõe da informação, se não se trata de matéria classificada, não há razões que justifiquem que o cidadão não seja informado sobre as condições de educação/formação dos recursos humanos do país", justifica-se no requerimento. É que, acrescenta-se, "apenas a administração educativa dispõe da totalidade da informação e essa não é utilizada como peça de um aperfeiçoamento das práticas pedagógicas ou de melhoramento das instalações escolares".

I.L.

[anterior]