Portugal Diário - 6 Jan 04

Boicote às padarias com preços elevados
PD  

Apelo da ACOP. «Boicote está para o consumidor como a greve para o trabalhador»

A Associação de Consumidores de Portugal (ACOP) apelou esta terça-feira ao boicote às padarias que pratiquem aumentos elevados do preço do pão, ao defender que o sucesso desta iniciativa resultará no recuo de subidas exageradas.

«O boicote está para o consumidor assim como a greve para o trabalhador», afirmou hoje à agência Lusa o fundador da ACOP, Mário Frota, ao sublinhar que não existe «justificação plausível» para estes aumentos.

O aumento generalizado do preço do pão na ordem dos 35 por cento está a ser investigado pela Autoridade da Concorrência.

Na segunda-feira, a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP) negou esta subida, mas admitiu que estão a ser feitas «pequenas actualizações» por alguns industriais do sector.

«O boicote deve ocorrer de forma selectiva, só nas padarias onde os aumentos forem exorbitantes», defendeu Mário Frota, ao sustentar que uma acção deste tipo exige «firmeza e determinação».

Segundo o jurista, os mais prejudicados com estes aumentos são os mais pobres, dado que o pão constitui um elemento essencial na sua alimentação.

«Se o boicote se consumar, ver-se-á neste braço-de-ferro se os preços se mantêm altos ou se reduzem. Os portugueses têm de despertar para esta realidade e não se deixar dominar pelas forças do mercado que, à revelia do justo e útil, vilipendiam os consumidores», sublinha, por seu turno, em comunicado, o presidente da ACOP, Manuel Castro Martins.

Mário Frota lembrou que, nos anos sessenta, mulheres americanas boicotaram a compra de carne devido aos aumentos abruptos, o que resultou no recuo, 15 dias depois, dos preços.

[anterior]