Público - 07
Dez 06
Novos radares a partir de 21 de Dezembro
Câmara de Lisboa aperta cerco ao excesso de
velocidade
Alexandra Reis
Sistema pioneiro no país
funcionará para já com
carácter apenas preventivo.
Só em 2007 as multas começam
a doer
A Câmara de Lisboa vai pôr a funcionar no próximo
dia 21, nas principais vias rodoviárias da cidade,
21 novos radares de controlo de velocidade.
Numa primeira fase a medida terá apenas um carácter
preventivo, informando os automobilistas da
velocidade que é permitida para cada zona. Mais
tarde, em data ainda a definir, quem transgredir
esse limite passa a ser penalizado.
Este sistema de detecção de excesso de velocidade e
controlo de tráfego, orçado em cerca de 2,5 milhões
de euros, inclui ainda seis painéis de informação
nas 13 vias da cidade com maiores taxas de
sinistralidade - casos da Segunda Circular e Avenida
Infante D. Henrique - e nos troços da capital onde
os automobilistas mais excedem a velocidade máxima
permitida, como a Avenida Brasília e a saída do
túnel da Avenida João XXI. Segundo o gabinete da
vereadora da Mobilidade, Marina Ferreira, o
equipamento está neste momento a ser instalado,
entrando em funcionamento a 21 de Dezembro.
Como funciona o sistema
O sistema, "perfeitamente visível e identificável em
cada artéria", avisa previamente os condutores em
excesso de velocidade através de uma mensagem
luminosa inscrita em painéis informativos que
estarão localizados em pórticos de um lado ao outro
da via. Os automobilistas só são autuados se
entretanto não abrandarem a marcha até chegarem ao
radar associado, situado na maioria dos casos 300
metros mais à frente.
Quando isso acontecer, será enviada uma fotografia,
em tempo real, com os dados da transgressão (data,
hora, local, velocidade e matrícula do veículo) a
uma Central de Controlo e Vigilância da Polícia
Municipal de Lisboa, que, por sua vez, multa o
condutor.
O equipamento integra ainda um sistema de vídeo -
ligado ao centro de tráfego do Departamento de
Segurança Rodoviária e Tráfego da autarquia - que
mede o volume de tráfego e, em tempo real, transmite
aos condutores os momentos em que o trânsito está
mais congestionado. Na Polícia Municipal será ainda
instalado um sistema de gestão para tratamento e
leitura dos dados recebidos para efeitos de
fiscalização.
Esta medida insere-se no programa Lisboa Capital da
Segurança Rodoviária 2006, anunciado no ano passado
com o objectivo primordial de diminuir a
sinistralidade rodoviária mortal na cidade. Segundo
a Câmara de Lisboa, este sistema é pioneiro em
Portugal e "existe em poucos países". Em 2005, a
Segunda Circular foi a artéria de Lisboa onde se
registaram mais acidentes, com mais de três centenas
e meia de ocorrências.